A gente sabe que acessórios são ótimas alternativas pra tirar o look do óbvio e do básico, além de dar um toque legal no visu, né?! Bolsas, sapatos, colares e brincos, e até ele – que quase não é muito usado – o chapéu. Geralmente a gente tem uma pequena dificuldade em usar chapéu, seja por falta de costume, por vergonha de sair na rua e todos olharem ou por não saber muito como ou com o quê usar.
No fim de semana passado eu resolvi tirar meu chapéu do armário e usei um look bem básico com ele, justamente pra deixá-lo ser o centro da produção. Uma parka para proteger do frio, blusa amarela pra dar uma corzinha no look, calça preta e slip on de onça pra “conversar” com a blusa e não deixar tudo muito básico, bolsa azul marinho e colar com maxi pérola.
Existem alguns modelos de chapéus, esse que usei é o Floppy, que tem abas maiores, é mais flexível e tem um ar chique e ao mesmo tempo despojado, e pode compor looks de diversos estilos.
Chapéu Floppy
O chapéu Floppy geralmente é mais visto em feltro, mas pode ser encontrado em materiais como palha e veludo também. Ele serve para todas as estações, da primavera ao inverno. Pode-se usá-lo em looks all black (como os 3 primeiros da imagem), com pegada mais urbana, ou compor looks mais folks, boho, e até mais românticos (como o da última foto). Pode-se usar até salto com ele e criar um look mais elegante. A dica é evitar maxi colares ou maxi brincos para não conflitar, já que suas abas são grandes e fazem certo volume na cabeça. É legal evitar chapéus em ambientes e situações mais formais (como casamentos, cultos religiosos, jantares).
Chapéu Panamá
Esse modelo é a cara do verão e é o mais usado por aqui justamente pela proximidade com praias. Ele é bem mais despojado e compõe looks bem esportivos e casuais. Combina mais com o dia, e é ótimo para dar um up no combo calça jeans + camiseta branca + sapatilha/tênis, além de combinar também com shorts, saias, vestidos, listras, e mais o que sua criatividade permitir.
Outros modelos

Chapéu Fedora
Existem ainda alguns outros modelos de chapéu, como o Fedora, que é parecido com o Panamá, mas é de feltro e tem a aba menor que o Floppy, reta na frente e dobrada atrás; o chapéu Cowboy, que tem a referência country e folk, e pode ser usado em looks com franjas, tons terrosos, estampas florais; o chapéu Coco, que tem sua origem no armário masculino, mas que forma looks mais românticos ou não, podendo ser usado por pessoas de vários estilos.

Chapéu Cowboy

Chapéu Coco
Os meninos também podem usar chapéu, que a propósito os deixa bem estilosos! 😉

Lindo! ? ( o chapéu, é claro hehehe ?)
Depois de todas essas inspirações, que tal dar uma chance pro chapéu?! Se você gosta e acha maneiro, desencana da opinião dos outros e usa mesmo! 🙂 ❤ E me conta aí, você tem chapéu? Tem coragem de usar?