Moda | Vamos Conversar?

Como arrasar no natal sem precisar comprar roupa nova

14 de dezembro de 2017
Como-arrasar-no-NATAL

Natal é aquela época que todo mundo se preocupa em estar bem vestido – mesmo que seja só pra ficar sentado no sofá da sala. Uma época que deveria priorizar o amor e a paz se tornou uma época estressante (experimenta ir no shopping no dia 24 pra você ver o estresse que é!) e com um apelo enorme ao consumismo. “Precisamos” comprar presentes para parentes e amigos como prova de que não os esquecemos, “precisamos” ter roupa nova pra passar a noite de natal, mas pera aí, precisamos mesmo? Nesse ritmo “natalino” muita gente sai comprando por impulso, sem pensar que em janeiro a fatura chega, estoura o cartão de crédito, compra coisas impensadas e roupas que só usarão uma noite e depois ‘encalharão’ no armário.

Por que precisa ser assim? Por que a gente não faz o propósito dessa época ser maior do que o consumismo? Que tal pensarmos em 3 formas práticas de gastar menos com roupa nessa época?

1 – Use o que já tem

Quando a gente fala de usar o que já se tem muita gente torce o nariz, mas nossas roupas podem ser usadas de n formas sim, basta a gente usar a criatividade. Existem muitas formas de mudar a cara de uma mesma peça, seja usando de uma maneira diferente da que costumeiramente usamos, seja adicionando acessórios, colocando uma terceira peça.

Olha quantos looks diferentes eu consegui fazer com essa pantacourt vinho (fora os que usei e não fotografei). Tem look mais dia, look mais sério, tudo depende da forma como a gente coordena a peça.

Essa calça de animal print usei em uma ocasião mais “arrumadinha” com o blazer preto e  sapato de salto, mas pra uma “andada no shopping” usei com o oxford e a camisa jeans. A calça branca usei em dois momentos mais elegantes, mas ainda assim, em cada look com uma proposta.

O short foi usado com a mesma blusa branca que usei no look com a pantacourt vinho e também casou bem com a blusa de listras que usei em uma outra ocasião nesse último look.

Essas fotos são pra mostrar como nossas peças podem render looks variados, para ocasiões diversas. Talvez você tenha aí um vestido super legal ou uma calça maneirona, então porque não aproveitá-los e usar de uma forma diferente nesse natal? Experimenta sair da zona de conforto e usar de um jeito diferente ou com outras peças o que você já tem. Sabe aquela sua peça favorita? Já que é a favorita por que não usá-la em um dia tão especial como o natal?! Usa mesmo!

2- Compre algo que vá usar depois

Tudo bem comprar algo novo, mas tente comprar algo que você vá usar em outros momentos, em outras ocasiões. Às vezes a gente compra uma roupa (geralmente roupa de festa) pra uma ocasião específica, mas ela não tem muito a ver com nosso contexto de vida ou não é muito prática e acaba ficando um tempão parada no armário esperando o dia que será usada novamente. Por isso, antes de comprar já imagine em qual outra situação você poderá usá-la novamente, com quais outras peças você poderá coordená-la. Ah! E evite comprar peças que precisem de complementos que você não tenha, como um vestido que não combine com nenhum sapato que você tenha e te obrigue a comprar um sapato novo só pra usar com ele.

A galera do Steal The Look montou alguns looks que podem ser usados no natal/ano novo e mostrou como eles poderiam ser usados depois, no dia a dia. É uma forma legal de visualizarmos como podemos usar a peça em um momento e depois usá-la em outras ocasiões, mudando apenas os complementos.

look natal

Viu só como dá pra “adaptar” as peças e usá-las depois? Assim você não fica com peças paradas no armário esperando momentos que você nem sabe quando serão…

3 – Troque ou pegue emprestado

Sabe aquela amiga que tem um vestido que você acha um arraso? Ou ainda uma tia que tem um sapato baphônico? Uma alternativa pra quem não quer gastar dinheiro mas também já cansou do que tem, é trocar com amigas, pegar emprestado ou ainda alugar. Por que ao invés de comprar mais uma peça você não pega emprestado para usar nessas datas? Ou faz uma troca com as amigas?

Esse vestido eu usei no ano passado em um casamento e foi emprestado de uma amiga. Além dele eu já usei muitas peças emprestadas. Usei, arrasei na festa e depois devolvi pra dona feliz da vida! Assim a gente não precisa comprar algo novo e ainda usa algo diferente do que já tem no armário.

Há ainda os “armários compartilhados” e lojas que alugam roupas pro dia a dia (falarei disso em breve aqui!). São lojas onde você pode alugar roupas e ficar um período com elas, ou pode ainda fazer uma assinatura mensal e ter direito a uma quantidade de peças por mês. É uma forma de ter peças diferentes por um valor bem menor e sem precisar comprá-las.

Viu só como é possível fugir da gastação do final de ano? Dá pra gente levar essa época de forma mais leve e curtir o que realmente interessa, sem neura de ter que usar roupa nova. Em vez de roupa nova, que tal look novo (um look ainda que com peças antigas mas usadas de outra forma, formando um ‘look novo’)? Como dizem as meninas da Oficina de Estilo: mais importante que a roupa, é a vida que se vive dentro dela. Então bora viver! ♥

 

 

Veja Também:

Share

Comenta aí! ;)

%d blogueiros gostam disto: