Moda | Vamos Conversar?

Consumo Consciente: O que é e como adotá-lo no seu dia a dia

24 de julho de 2017

Lá no instagram (@modaeconsciencia) vez ou outra eu falo de consumo consciente, e muito tem se falado sobre isso atualmente. Mas você sabe, de fato, o que é consumo consciente?


Há um mito e um medo de que consumo consciente tem a ver com não consumir ou jogar fora tudo o que se tem, mas não é isso, fica tranquilxs! Consumir de forma consciente, como o próprio nome já diz, é consumir de forma racional, pensada e mais criteriosa.

Você já se pegou comprando algo que nem sabia se ia usar só porque estava barato? Ou comprou sem saber porque estava comprando e quando viu já tinha comprado? Você tem no seu guarda roupa ou na sua casa coisas que nunca usou e nem sabe porque comprou? 

Comprar é muito bom, traz uma sensação de poder, de estar no controle, de prazer, há até quem vá às compras quando está triste como forma de consolar-se ( o que demanda atenção, caso seja algo frequente). Vivemos em um sistema capitalista, que incentiva o consumo a todo instante, que mostra o uso do cartão de crédito como solução para tudo, além de sermos bombardeados com propagandas de coisas que “precisamos” ter, com novas tendências de moda, com blogueiras que nunca repetem uma roupa. Em nossa sociedade o TER fala mais alto que o SER, o carro que você tem importa mais que o seu caráter ou que a marca da sua roupa vale mais que sua essência.

A questão é que comprar por comprar é um ato vazio, sem sentido e sem significado, que acaba por gerar mais entulho para nossa casa, mais dívidas e mais lixo pro planeta (já parou pra pensar que não existe uma lixeira mundial? Tudo o que descartamos fica aqui na Terra, e quando não houver mais espaço pra todo o lixo?)

Como começar hoje a mudar seus hábitos de consumo? Vejamos:

1) Faça uma listinha

Um passo super importante é conhecer seu estilo e tudo o que você tem no guarda-roupa e verificar o que precisa. O que está faltando? Uma peça de roupa pro trabalho? Algo para sair à noite? Faça uma listinha com tudo o que precisa e quando sair para fazer compras, leve-a e só compre o que estiver nela e o que de fato tem a ver com você e seu estilo.

2) Responda à 3 perguntinhas

consumo

Você realmente quer comprar isso ou só vai comprar porque está barato?

Você precisa disso ou vai comprar só porque alguém também comprou ou a blogueira X disse que está na moda?

Você pode pagar por isso? Lembre-se que um dia a fatura do cartão chega, e você vai ter como pagar ou vai se enrolar? Vai deixar de pagar uma prioridade para pagar isso?

3) Seja Criativa! 

Ao invés de comprar algo novo, pense em formas diferentes de usar o que já tem, Tente olhar de outra forma para suas peças. Busque inspiração. Alugar roupas ou pegar emprestado com alguma amiga também são ótima alternativas!

4) Faça a prova dos 3 looks

Tá com uma roupa na mão pra comprar? Pense em 3 looks diferentes com essa mesma peça e com o que você tem em casa. Não conseguiu pensar em nada? Então talvez seja melhor não comprar, porque corre o risco dela ficar encalhada no armário. 

5) Valorize a economia local 

Comprar em fast fashion é ótimo, o preço super convidativo, mas você sabe a procedência? Tem todo aquele lance de trabalho escravo e a qualidade, que por vezes, é péssima. Por que não dar uma chance para os pequenos produtores? Aquela lojinha de bairro, a oficina de artesanato, uma marca de slow fashion (falarei em breve disso aqui), assim você contribui para a economia local, financia sonhos e pessoas e pode ter algo que vá durar um pouquinho mais com uma qualidade melhor.  Tem tanta gente legal fazendo tanta coisa maneira!

Por fim, lembre-se: menos impulsividade e mais planejamento na hora da compra = economia. 

Você já tem algumas dessas ações no seu dia a dia para consumir de forma mais consciente? Já sabia o que era consumo consciente? O que acha disso? Comenta aí com sua opinião! 😉 

Veja Também:

Share

Comenta aí! ;)

%d blogueiros gostam disto: