MC Ajuda!

Como usar cor nos looks

6 de dezembro de 2017
como-usar-cores-look

O Mc Ajuda! atrasou um pouquinho (final de ano é meio tenso, né) mas estamos aqui! A Suellen, seguidora querida e muito especial, pediu uma ajuda com cores e como saber as melhores cores para ela usar, e eu resolvi falar um pouquinho sobre isso.

A cor tem uma grande importância no nosso visual, ela transmite uma mensagem sobre nós, e a forma como a combinamos também. Muitas pessoas tem medo de se arriscar nas cores, medo de fazer combinações e preferem sempre ficar no pretinho básico. Para saber qual cor fica melhor em cada pessoa, na Consultoria de Estilo existe um processo chamado Análise de Cores, onde avaliamos e descobrimos a coloração pessoal através de algumas técnicas. Dependendo da coloração pessoal, existem cores que favorecem (deixam a pele mais iluminada, mais viçosa) ou desfavorecem (evidenciando as marcas de expressão e olheiras e até deixando com uma aparência mais pálida), se a pele for mais quente, ela pode ficar com uma aparência melhor e mais harmônica com peças mais quentes, e vice-versa. Uma curiosidade: nem todas as pessoas (na verdade, pouquíssimas) ficam bem de preto ou branco, então nem sempre escolher o preto é uma boa opção.

Independente de saber ou não sua coloração pessoal uma forma legal e assertiva de inserir cores no looks e fazer coordenações é com a ajuda do Círculo Cromático, esse círculo que é muito usado por profissionais de arte, designers e a galera da moda, onde as cores ficam dispostas uma do lado da outra. O meu (esse que está na foto no início do post) eu ganhei no livro da Oficina de Estilo e fica presinho na porta do meu armário para eu sempre recorrer quando bater aquela dúvida. 🙂

Se você quiser, pode imprimir esse que vou deixar aqui embaixo e deixá-lo sempre a mão também, ele é uma ótima ferramenta na hora de escolher as roupas e acessórios e coordená-los.

como-usar-coresCom a ajuda do Círculo Cromático podemos combinar as cores de 3 formas: cores complementares, análogas e em tríade.

circulo-cromatico-para-usar-em-looks
Fonte: We Fashion Trends

Coordenações Monocromáticas

Antes de falar das 3 acima vamos falar sobre looks com combinações monocromáticas. Como o nome já diz, combinações monocromáticas são aquelas onde apenas uma cor é usada, não necessariamente do mesmo tom. Geralmente composições assim transmitem uma mensagem de maior seriedade, elegância e formalidade, mesmo em looks mais informais. O monocromático é um grande clássico e ajuda a alongar a silhueta . Para o look não ficar sem graça ou monótono o ideal é abusar de diferentes texturas, formas e acessórios. look-monocromatico

Coordenando Cores Análogas

Cores análogas são as cores vizinhas no círculo cromático, as que ficam ao lado uma da outra. Por serem bem próximas o contraste entre elas é bem pequeno quando usadas juntas, transmitindo assim uma elegância, mas com um pouquinho mais de jovialidade e criatividade do que as composições monocromáticas. Ex: Rosa e vermelho, amarelo e laranja, azul e verde, laranja e vermelho.cores-análogas-moda

Composições em Tríade

A combinação em tríade consiste em coordenar três cores separadas pela mesma distância no círculo cromático. Geralmente são cores vibrantes, por isso o conselho é eleger uma ou duas cores para usar no look e a terceira nos acessórios, como sapato ou bolsa. É uma coordenação bem ousada e transmite uma mensagem de criatividade, ousadia e informalidade, já que a mistura das cores gera um contraste entre elas.

cores-tríade-moda

Cores Complementares

Por fim, a coordenação de cores complementares acontece quando usamos cores de lados opostos no círculo cromático, gerando assim um alto contraste e impacto visual. São composições que transmitem uma mensagem de criatividade, originalidade e bastante informalidade, já que o contraste entre as cores é maior (quanto maior o contraste, mais informal se torna!).

cores-complementares-moda

O ideal é evitar tanto a composição em tríade quanto a de cores complementares em ambientes mais sérios e formais, como no trabalho, por exemplo. A menos que você trabalhe em áreas mais criativas (como design, moda e afins), onde o dress code seja menos formal.

Pontos de cor no look

Se depois de todo esse post você ainda ficou com receio de inserir tanta cor no look, uma forma de “começar” a exercitar seu olhar para as cores é inserindo pontos de cor no look. O ponto de cor funciona como um detalhe que vai agregar cor ao visual, pode ser uma blusa mais colorida, um colar ou brinco com cor, uma bolsa, um lenço, sapato, e por aí vai. Mas ó, não vale usar blusa preta com calça preta e sapato vermelho, porque pensa bem: se o look todo estiver escuro e a cor estiver só no seu pé ele será o que vai chamar mais atenção quando as pessoas olharem para você. O ideal é equilibrarmos, colocar um ponto de luz ou algum detalhe sempre mais próximo ao rosto e outro ao longo do look (como na última foto da sequência abaixo, onde ela usou um sapato amarelão mas contrabalanceou com um laço vermelho no pescoço.

pontos-de-cor-look
Fonte das fotos: Pinterest e Nasci na Época Errada

E aí, se inspirou a sair mais colorida por aí? As cores dizem muito! Como é sua relação com as cores? Conta aqui, vou adorar saber! ♡

Tem alguma dúvida que gostaria que fosse respondida aqui? É só enviar por mensagem nas redes sociais, ou na aba Contato aqui do blog ou enviar e-mail para contato@modaeconsciencia.com

Veja Também:

Share

Comenta aí! ;)

%d blogueiros gostam disto: