Moda | Vamos Conversar?

Roupas que contam histórias

2 de agosto de 2017
roupas

Ontem eu postei a foto abaixo no instagram (@modaeconsciencia, segue lá! 😉 ) e contei um pouquinho da história desse oxford, que foi comprado há uns 5 anos e até hoje me acompanha em diversos momentos. E sabe o que isso me faz pensar?oxford ; oxford de salto

Roupas são mais do que pedaços de pano, elas falam muito da gente e contam histórias. 

Ao meu ver, roupa boa (e acessórios e sapatos também) é aquela que a gente usa mesmo, que nos acompanha pra cima e pra baixo, que vive momentos conosco. Sabe aquela roupa que você usou no primeiro encontro com o cara da sua vida, ou aquela camisa social que te acompanhou em alguma reunião super importante ou ainda aquele sapato que te levou a tantas saídas com sua melhor amiga? Roupas falam de vidas, de momentos, de alegrias e de tristezas também. Quando abrimos nosso armário não encontramos ali apenas tecidos cortados de formas diversas, mas encontramos um pouquinho da nossa vida. 

Roupas não são descartáveis para usarmos e logo descartarmos (lembra do post passado sobre consumo consciente? Então!)

macacão preto
Olha o oxford dando as caras aí em mais um look! 😉

Mais um exemplo de que roupas contam histórias é que o cinto dessa foto era da minha mãe (que já não está conosco há um tempinho 🙁 ) e além de eu achá-lo estiloso e retrô, ele faz eu me sentir um pouquinho mais perto dela, já que sempre que eu olho para ele lembro dela.

moda

Essa blusa verde também era da minha mãe e não só ela, mas algumas outras peças que uso também, e pra mim são muito mais do que peças de roupa, são lembranças. Tenho um cachecol que ganhei do boy e sempre que uso lembro do que ele disse ao me presentear, tenho um sapato super fofinho e estiloso que uma amiga me deu no meu aniversário, tenho um vestido que me acompanhou à uma das melhores festas que já fui e me diverti muito e tantas outras peças que me fazem relembrar momentos maravilhosos.

As meninas da Oficina de Estilo dizem que mais importante que a roupa que a gente usa é a vida que se vive dentro dela, e é isso mesmo. A gente não usa roupa só para não andar nua por aí, mas nossas roupas falam quem somos, passam uma imagem sobre nós e nos acompanham em diversos momentos. É por isso que vale a pena usar sim, se gosta de uma roupa bota ela em vários looks e usa mesmo, afinal a vida é muito curta pra não sair por aí com aquela roupa que te faz sentir maravilhosa!

E é esse exercício que quero te convidar a fazer: abra seu armário e dê uma olhada nas histórias que tem dentro dele! Quantas risadas, alegrias, lágrimas, e momentos essas roupas te fizeram viver? Enxergue suas peças com um novo olhar, se permita se divertir e até se emocionar ao olhar seu guarda roupa (já pensou na emoção de olhar para a roupa que você usou no dia que seu bebê veio ao mundo? Ou na roupa que você estava quando foi promovida?)  Se tem roupa que lembra momento ruim ou traz péssimas lembranças, desapegue! Abra espaço para novas histórias, novas aventuras, novas memórias, novas amizades ou até um novo romance (isso vale pro guarda roupa e pra vida também, viu?!). Roupas paradas não contam histórias, no máximo ocupam espaço.

E você, tem alguma peça de família ou que tenha algum significado especial? Conta aqui, vou adorar saber! 🙂

 

 

 

Veja Também:

Share
  1. Tem uma blusa que a minha então namorada, hoje noiva, usou em um dos nossos primeiros encontros que era da mãe dela. Sempre que lembro desse dia, penso nela, no quão bom e significativo foi aquele dia, mas também na sua mãe que, infelizmente, não tive oportunidade de conhecer. Ótimo texto!

Comenta aí! ;)

%d blogueiros gostam disto: